logo
O Confirma Fácil é um sistema de monitoramento de entregas SaaS (Software as a Service) da GKO Plus, unidade de negócios 100% Web da GKO Informática.

Sistema de monitoramento de entregas em tempo real

App mobile com geolocalização da entrega

Monitore ocorrências e acompanhe sua carga

Gere relatórios e indicadores de desempenho

Dashboard completo e fácil de usar

Entre em contato
Solicite uma demonstração gratuita

Av. Marechal Câmara, 160, Gr.715, Centro, Rio de Janeiro

55 21 2533 3503

Rua Carneiro da Cunha, 303/4º, Saúde, São Paulo

55 11 3086 2551

info@gko.com.br

Top

Chatbots na Logística

Chatbots na Logística

Tenho acompanhando o tema “chatbot” desde que, no evento Microsoft Build 2016 em março do ano passado, o CEO da empresa, Satya Nadella, chamou a atenção de todos ao dizer que os chatbots mudariam fundamentalmente como as pessoas usam os computadores.

 

“Quase todos os que estão construindo aplicativos, sejam aplicativos móveis, aplicativos de desktop ou sites vão construir bots como a nova interface, na qual você tem um diálogo humano versus menus do passado”, disse Nadella.

 

 

 

No entanto, os chatbots demoraram a aparecer como algo realmente útil para o mercado e usuários. No evento Web Summit 2016, o VP de Messaging do Facebook, David Marcus, afirmou que a empresa contava com 34 mil chatbots desenvolvidos para o Messenger, mas reconheceu que muitas das opções iniciais ainda eram “muito ruins”. Marcus também menciona como isso aconteceu com todas as tecnologias novas e que somente seis meses depois de lançadas começaram a demonstrar algumas experiências realmente boas. De acordo com o executivo, alguns dos melhores casos incluíam direcionar as pessoas para inscrições, pequenas transações e serviço de atendimento.

 

Demo ChatBot Confirma Fácil

 

Nós da GKO Plus já vínhamos conversando sobre como experimentar e trazer algo neste sentido para o mundo logístico. Começamos com um pequeno projeto que permitia solicitar nosso material comercial ou agendar uma demonstração pelo Messenger do Facebook, conversando com um chatbot bastante simples. No entanto, não ficamos muito convencidos do potencial. Foi somente quando ficamos sabendo sobre “O menino de 14 anos que está à frente da revolução tecnológica pretendida pelo Facebook“, história do garoto de 14 anos que desenvolveu o chatbot melhor ranqueado do Facebook para ajudar alunos a lembrarem das lições de casa que percebemos o que era preciso para alcançar a visão que o CEO da Microsoft tinha comentado lá atrás.

Demonstramos no evento “Tendências da Logística 4.0 com o Confirma Fácil“, um chatbot ajudando um cliente a encontrar seu pedido, além do direcionamento comercial que já era feito. A partir daí o debate começou a levantar reais possibilidades do que podemos oferecer.

Também demonstramos a capacidade de aprendizado do chatbot mostrando, em tempo real, a coleta e priorização de palavras escritas, identificando os termos mais frequentes de tal forma que o próprio robô seleciona o que ele ainda precisa aprender a fazer. Ideias como achar pedidos simplesmente por saber quem você é, usando seu contato de Facebook como uma forma segura e rápida, e direcioná-lo para o suporte já estão sendo disponibilizadas. A sensação de todos no evento ao encontrar um pedido sem intervenção humana ou necessidade de instalar um novo app concretizou e validou o que podemos esperar desta tendência. Além disso, chamou a atenção dos presente a possibilidade de redução de recursos humanos na área de atendimento ao cliente.

 

“Apenas 1.000 dos um milhão de aplicativos na App Store do iOS ou na Google Play Store do Android têm 50.000 ou mais usuários. Isso é apenas um décimo de 1% de todos os aplicativos. E apesar de muitas pessoas terem muitos aplicativos em seus smartphones, a Quantcast relata que até 50% das pessoas que baixam um aplicativo só o usam uma vez! “Jillian D’Onfro | Business Insider.

 

O que será que vamos aprender com estes chatbots daqui para a frente? Uma coisa é certa: a logística é, sem dúvida, a área mais bem impactada por estes tipos de tecnologias e tendências. Isso porque esse tipo de automação inteligente é capaz de melhorar a agilidade e transparência do ciclo, minimizando a fricção existente hoje, principalmente quando falamos de grandes empresas do setor B2B.

 

Áreas mais afetadas:

  1. Varejo: Imagina ser notificado do produto em estoque e já programar reabastecimento sem ter que baixar um aplicativo.
  2. Serviço de atendimento ao cliente: Uma melhor alternativa para o 0800. Que tal nunca mais ter que ficar em espera?
  3. Serviços Locais: Um lanche programado, fazer uma reserva ou chamar um chaveiro, encanador ou eletricista do seu bairro.
No Comments

Post a Comment