
O cliente tem razão de reclamar?
A utilização de transportadoras para o processo logístico é uma prática comum entre embarcadores no Brasil. As empresas focam na sua área de atuação e deixam os serviços que não fazem parte do seu business core para fornecedores que atuam diretamente no setor. Essa é uma prática difundida no mundo todo, porém passível de alguns problemas operacionais já que a empresa que entrega diretamente para o cliente final não é o embarcador.
Infelizmente nem sempre estamos preparados para responder ao cliente da forma que ele deseja, seja porque não temos a informação ou porque estamos atolados de serviço. Nesses momentos a situação pode ficar crítica se estivermos recebendo uma cobrança de clientes “estratégicos”, certo?
Um dos problemas vividos pelos embarcadores nesse processo é a falta de informação da sua entrega a partir do momento que ela sai de seu centro de distribuição e está em posse da transportadora. Em muitos casos não existe nenhuma informação. As coisas podem esquentar e isso não é bom para ninguém. Quantas e quantas vezes o cliente reclamou e depois de um certo tempo descobrimos que ele não tinha razão? Mas descobrimos muito depois, e aí já escutamos do cliente sua opinião sobre nós.
Quando clientes entram em contato com o SAC da empresa embarcadora solicitando informações de prazos de entrega, atrasos ou qualquer outro feedback pertinente, muitas vezes são acometidos com o fato de não existir nada além da data de embarque. Isso em muitos casos pode ser um grande problema. A falta de argumentos sólidos para informar aos clientes sobre seus produtos pode acarretar na perda ou insatisfação dos mesmos. É necessário ter a possibilidade de mapear e acompanhar todo o processo logístico de suas transportadoras contratadas. Em muitos casos isso se dá com a disponibilização pelo embarcador de tecnologias para tal.
Através da utilização de aplicativos, portais na web, telefonia inteligente, etc pode-se eliminar as barreiras que as transportadoras enfrentam para o envio de informações mais precisas sobre as operações de frete. Assim, quando um cliente liga para saber em que etapa está sua entrega, o embarcador pode ter essas informações de forma fácil, rápida e transparente.
Sobre a GKO
A GKO Informática se dedica ao desenvolvimento e apoio à implantação de soluções de base tecnológica na área de logística e especializou-se na área de gestão de fretes para embarcadores, segmento no qual atua com seu principal produto, o software GKO FRETE.
Sobre o Confirma Fácil
O Confirma Fácil é uma solução 100% em nuvem para visibilidade do processo de entregas, seja por portal ou aplicativos mobile. O serviço permite monitorar as notas fiscais e confirmar as entregas digitalmente, com geolocalização. Para consolidar e apresentar esses dados, inclusive as ocorrências de transporte, o Confirma Fácil oferece um dashboard estruturado em cockpit de controle em uma só tela, com uma enorme gama de indicadores e gráficos que permitem ao usuário uma visão global e voltada para Business Intelligence (BI).