
O erro realmente é da transportadora?
No Brasil, uma parcela significativa dos embarcadores se utiliza de transportadoras e autônomos para realizar suas entregas e a relação dos embarcadores com seus parceiros de transporte é extremamente “próxima”. Na verdade, “muito intensa”. Existem leis que regem essa prestação de serviços em especial no que diz respeito às responsabilidades do transportador (autônomo ou empresa de transporte) perante o contratante dos serviços de transporte.
O nível de serviço, comumente chamado de SLA e ofertado pelo fornecedor do transporte, geralmente é acordado contratualmente e passível de cobranças do contratante caso não cumpridas as exigências predefinidas. Falando francamente: “quantas vezes na semana…ou talvez no dia, você se estressa com pelo menos um de seus fornecedores de transporte? ”
A gestão do serviço prestado pelas transportadoras é fundamental para o sucesso de uma empresa. Por esse motivo é necessária uma rápida e transparente troca de informações entre os agentes envolvidos para que nenhuma das partes sofram algum ônus caso esse processo não saia como desejado e planejado. É, a relação é intensa mesmo, mas as vezes o erro pode estar em alguma situação fora do controle da transportadora e ela mesma não consegue responder no prazo adequado.
Devido a precariedade logística do país, atrasos nas entregas são infelizmente muito comuns e podem acarretar custos tanto para o embarcador quanto para o transportador, quando identificados os motivos do atraso. Para se identificar o real motivo dos atrasos é necessária uma troca transparente e rápida de informações. Por exemplo, se um caminhão fica parado no posto fiscal e atrasa a sua entrega, essa informação deve ser passada para o embarcador contratante o quanto antes para que ele tome medidas junto ao seu cliente e para que possa ser definida a culpa ou não de algum agente envolvido.
O desenvolvimento tecnológico do setor de logística vêm possibilitando cada vez mais aumentar o fluxo, a transparência e a velocidade das informações trocadas entre transportador e embarcador e assim determinar as reais causas e os reais culpados de um possível atraso. Portais WEB, aplicativos, serviços de telefonia inteligente são meios que as transportadoras têm para informar seus contratantes visando mostrar o bom serviço prestado além de se proteger de possíveis cobranças de atrasos que a mesma não teve culpa.
Sobre a GKO
A GKO Informática se dedica ao desenvolvimento e apoio à implantação de soluções de base tecnológica na área de logística e especializou-se na área de gestão de fretes para embarcadores, segmento no qual atua com seu principal produto, o software GKO FRETE.
Sobre o Confirma Fácil
O Confirma Fácil é uma solução 100% em nuvem para visibilidade do processo de entregas, seja por portal ou aplicativos mobile. O serviço permite monitorar as notas fiscais e confirmar as entregas digitalmente, com geolocalização. Para consolidar e apresentar esses dados, inclusive as ocorrências de transporte, o Confirma Fácil oferece um dashboard estruturado em cockpit de controle em uma só tela, com uma enorme gama de indicadores e gráficos que permitem ao usuário uma visão global e voltada para Business Intelligence (BI).